Em Aparecida de Goiânia, Otoni fala sobre a reforma política no Brasil

Como vice-presidente da Comissão Especial da Reforma Política, o deputado federal Rubens Otoni continua levando essa discussão aos municípios, a fim de buscar opiniões e ideias capazes de colaborar sobre o assunto. Na noite desta sexta-feira (24), o parlamentar participou do Seminário Reforma Política realizado na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. Estiveram presentes lideranças de diversos partidos e segmentos sociais, além dos vereadores e secretários municipais, e a população em geral.

Durante sua fala, Otoni ponderou que para se ter um sistema político que atenda às expectativas da sociedade, existe a necessidade de nós incorporamos ao modelo de democracia representativa, alguns elementos de democracia participativa e direta. “E aí sim, teremos a democracia representativa, que é o sistema geral, mas também teremos a oportunidade de participação da sociedade, não somente na escolha de seu representante. É preciso que, cada vez mais, a sociedade sinta-se partícipie do debate da elaboração de políticas públicas e das discussões que ocorrem no Poder Legislativo”, ponderou o deputado.

Outro ponto destacado pelo parlamentar é a necessidade da diminuição do poder econômico nas campanhas eleitorais. Segundo ele, a estrutura do dinheiro influencia cada vez mais a eleição dos representantes, a ponto de lideranças populares não se aventurarem na atividade política porque não têm a estrutura necessária para enfrentar adversárioscom mais dinheiro. Para Otoni, isto precisa mudar. “Precisamos de leis que determinem um equilíbrio maior, onde nas campanhas prevaleçam as boas lideranças, propostas, ideias e o compromisso assumindo com a comunidade”, defende.

Ainda neste mês, Otoni participou também de debate sobre reforma política promovido pela Secretaria Estadual de Mulheres do PT Goiás, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Em março, o parlamentar esteve em evento que tratou sobre o assunto na Assembleia Legislativa de Goiás, na capital. Existe a previsão de que nova discussão aconteça na Câmara Municipal de Goiânia.

 

Texto: Publica Marketing Digital

 

 

Compartilhe com amigos

Newsletter

Newsletter

Vídeos